top of page

Como saber que estou grávida de gêmeos?

Jun.2017

Olá mamães!

Nas gravidezes múltiplas, as futuras mamães podem perceber de maneira mais intensa alguns sintomas de uma gestação, pois o principal motivo é o fato de que a gravidinha da vez tem uma quantidade mais elevada de hormônios perambulando pelo o seu corpo...

MESMO SABENDO QUE CADA GESTAÇÃO PODE SER DIFERENTE UMA, DA OUTRA! ATÉ MESMO SE TRATANDO DA MESMA MÃE SÓ QUE EM GESTAÇÕES DIFERENTES, ESSES SÃO ALGUNS SINTOMAS QUE ACONTECEM COM MAIOR FREQUENCIA EM GESTAÇÕES GEMELARES (OU MAIS).

Nós do Gêmeos e Múltiplos preparamos alguns tópicos para esse assunto!

Texto de Larissa Cabral

Quais os sintomas?

Existem alguns sintomas que na gestação gemelar (ou mais) acontecem com maior agilidade, como por exemplo:

1. Náuseas e vômitos matinais com maior intensidade, exatamente pela futura mamãe está com índice alto de gonadotrofina coriônica humana (HCG) e pode se estender por todo o dia

 

2. Prisão de ventre ou gases que estarão lá bem presentes, até mesmo para pessoas que nunca tiveram isso antes.

 

3. Sonolência, fadiga e cansaço extremos, pois carregar dois bebes não é brincadeira não é mesmo? Pelo o fato do corpo ter que gerar bastante energia para sustentar além do seu corpo mais dois seres lindos aí dentro de você que isso acontece, ao contrário das mamães que carregam apenas um e sente esse maior cansaço no começo da gestação (geralmente no primeiro trimestre) a mamãe gemelar carrega isso por toda a gestação, é sempre bom ouvir o seu corpo e descansar sempre que puder.

 

4. Aumento elevado de peso, isso constitui em uma alimentação específica para nutrir os bebes, mas isso não significa que vai engordar demais, e sim com o aumento do tamanho do útero, do desenvolvimento dos seus bebes e do aumento sanguíneo que é absolutamente preciso para continuar a gestação.

Obs.: Na gestação gemelar o ganho de peso varia entre 12 e 18kg, já a de filho único varia entre 9 e 12kg.

 

5. Antecipação dos movimentos fetais. Os primeiros sinais do bebê único podem ser sentidos por volta da 18ª à 20ª semana de gravidez, enquanto as de gêmeos pode sentir esses sinais umas duas semanas antes.

 

6. Aumento da barriga consequentemente perdendo as roupas com agilidade. Ao contrário da gestação de filho único, esse é sem dúvida umas das mais rápidas mudanças pois logo aparecerá uma barriguinha enquanto gestação de filho único demora um período maior para aparecer.

Entretanto só é possível saber se realmente está gravida de gêmeos ou múltiplos com ultrassonografias, que ainda sim pode ser descoberta na segunda ultrassom quando um dos bebes pode ainda estar escondido.

Os cuidados de uma gestação gemelar!

Descansar é essencial.

Alimentar-se bem com alimentos ricos em proteínas e ferro, agora não é hora de regime.

Ir as consultas do pré-natal e seguir todas as recomendações do seu médico, e se não se sentir bem com o médico atual não se sinta mal em procurar outro, o importante e se sentir bem e segura para ir adiante com uma gestação tranquila. Evite comer besteiras, lembre-se que os seus bebes e você precisam de nutrientes para serem saudáveis e estarem bem.

Durante a gestação gemelar o que esperar do pré-natal?

Lembre-se que precisa estar em um bom medico para que tudo corra bem. 

50% das gravidas de gemelares tem partos prematuros antes de 37 semanas, esteja com tudo pronto o quanto antes, porém isso não significa que você NÃO poderá “segurar” seus bebes por mais tempo, e até mesmo fazer um parto normal já que para gêmeos geralmente temos o parto Cesária como carro chefe, mas deixa para se preocupar com isso juntamente com o seu médico próximo ao parto de fato.

Durante a gestação você fará muitos exames para ver se está tudo bem com os seus bebes e para saber como eles estão se desenvolvendo. E vale lembrar que tem mais ultrassonografias do que a gestação de filho único.

 

Mamães é isso que temos por hoje, até a próxima!!!

 

Com carinho,        

 

Larissa Cabral, mamãe dos gêmeos Arthur e Bernardo de 2 aninhos                                                                                                             

Gêmeos e Múltiplos.

bottom of page