Gêmeos e Múltiplos
Por Tati Souza
Um portal criado para a maternidade de gêmeos e múltiplos.
Feito com muito carinho para você e sua família! Sejam bem vindos!
Parto de
gêmeos ou mais
Por Tati Souza
GRÁVIDA DE GÊMEOS, E AGORA?
PARTO NORMAL OU CESÁREA?
Essa é uma dúvida muito comum nas mamães gêmeos e múltiplos.
QUAL O TIPO DE PARTO ADEQUADO PARA A GESTAÇÃO GEMELAR?
O tipo de parto depende da posição em que o primeiro gêmeo estiver. Se for de cabeça para baixo e a placenta não estiver barrando o colo do útero, o parto vaginal costuma ser possível. Neste caso, os médicos tentam tirar o segundo bebê vaginalmente também (em certas circunstâncias, até se ele estiver sentado).
O MÉDICO PODE DECIDIR O TIPO DE PARTO?
Pode, pois a experiência dele com parto de gêmeos tem um fator significativo. Se você decidir que não quer passar por uma cesariana que não seja absolutamente necessária, converse com seu obstetra sobre as alternativas. Pergunte se ele se sentirá à vontade para fazer um parto normal caso um dos bebês esteja em posição sentada e também o que pretende fazer para evitar uma cesárea. Converse com outras mães para pedir indicações médicas.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PARTO NORMAL PARA GÊMEOS.
Embora seja o desfecho natural de uma gravidez, o parto normal é temido por muitas gestantes.
Veja abaixo as vantagens do nascimento dos bebês por parto normal:
• O bebê, ao passar pelo canal do parto, sofre compressão do tórax, o que elimina boa parte do líquido amniótico que traz nos pulmões, favorecendo a respiração.
• Possibilita o aleitamento precoce, logo depois de o bebê nascer, aumentando a sua imunidade.
• A recuperação da mamãe é mais rápida e praticamente sem dor.
• O uso de medicamentos são menores
Os benefícios são os mesmos de partos com feto único. O parto normal é mais seguro tanto para mãe quanto aos bebês. O parto normal de gêmeos além de ser possível é também o mais indicado. O ideal é que os dois estejam de cabeça para baixo, o que acontece em 40% dos casos. Alguns médicos obstetras não indicam o parto normal por serem gêmeos, mas isso é questão de conversar e entender os riscos ou não, e também vai da experiência do obstetra neste tipo de parto com gêmeos.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PARTO CESÁREO PARA GÊMEOS.
Este tipo de parto surgiu para salvar a vida da mãe e dos bebês quando o parto normal não evoluía bem. Com o tempo, as técnicas se aprimoraram e hoje é um procedimento seguro, mas com indicações específicas, como descolamento prematuro da placenta e sofrimento fetal. O parto cesáreo é indicado em alguns pontos, e devem ser levados em consideração, nesse caso:
• Risco maior de infecção e problemas com a anestesia, assim como em todo procedimento cirúrgico.
• Bebê não recebe informações psicofísicas de que está para nascer, como as contrações durante o trabalho de parto. Pode ser uma experiência traumática.
• A recuperação da mulher é mais lenta, pois o corte no abdome exige descanso para a cicatrização, além de causar dores.
Na gestação gemelar nem sempre é indicado o parto cesárea. Mas é claro que você poderá acabar tendo que passar por uma cesariana se:
• houver alguma complicação durante o trabalho de parto
• os bebês não conseguirem passar pelo canal de parto
• os batimentos cardíacos de um dos bebês ou dos dois caírem drasticamente
• houver um caso de pré-eclâmpsia grave
• houver descolamento de placenta (que se separa da parede uterina, provocando sangramento)
• houver outras indicações de que os bebês podem correr risco, como, por exemplo, se forem pequenos para a idade gestacional.
Todas estas complicações são comuns no caso de uma gestação gemelar.
COM QUANTO TEMPO OCORRE O NASCIMENTO DE GÊMEOS?
Só para se ter uma noção, a probabilidade de um nascimento prematuro antes de 38 semanas completas é grande. Cerca de 70% dos nascimentos de gêmeos acontece por volta da 36ª semana. Em 55,5% das gestações de gemelares os bebês nascem antes de 36 semanas. Os trigêmeos ou mais nascem antes da hora em quase 100% dos casos. A prematuridade extrema (nascimento antes da 31ª semana) ocorre em 20,1% das gestações triplas e em 60% das quádruplas
PARTO NORMAL DE GÊMEOS É SEGURO?
Uma pesquisa do Sunnybrook Health Sciences Centre (Canadá) mostrou que o parto vaginal de gêmeos é tão seguro quanto a cesárea. De acordo com o obstetra Jon Barrett, que conduziu o trabalho, a cirurgia só é necessária quando não há dilatação suficiente ou se o padrão de batimentos cardíacos dos fetos preocupar o médico. Para chegar a essa conclusão, os cientistas acompanharam 2.804 mulheres com gravidez gemelar, entre a 32ª e a 38ª semana de gestação, sendo que 1.406 delas queriam parto normal. Dessas, 56,2%conseguiram realizar o sonho; 43,8% tiveram de se submeter à cesárea; e 4,2% passaram por uma combinação de parto normal seguido de cesárea.
E NO CASO DE TRIGÊMEOS OU MAIS? QUAL O TIPO DE PARTO?
Em se tratando de trigêmeos ou quadrigêmeos, o indicado é sempre o parto por cesariana. Porém já vi muitos casos de trigêmeos que nasceram por parto normal. Inclusive um parto de tri normal e cesariana juntos.
EM TEMPO...
“O melhor parto é aquele que preza pela segurança da mãe e do bebê e garante um final feliz para todos, independentemente de ser normal ou cesáreo”.
Palavras segundo o dr. Marco Antônio Lenci, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) de São Paulo.
***Fontes desta matéria:
http://brasil.babycenter.com/a2400121/o-parto-de-gêmeos
http://guiadobebe.uol.com.br/gemeos-e-agora-parto-normal-ou-cesarea/
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gemeos-entrevista/
http://www.einstein.br/einstein-saude/gravidez-e-bebe/Paginas/parto-normal-e-melhor.aspx