Gêmeos e Múltiplos
Por Tati Souza
Um portal criado para a maternidade de gêmeos e múltiplos.
Feito com muito carinho para você e sua família! Sejam bem vindos!
PREMATURIDADDE
O parto prematuro é caracterizado pelo nascimento do bebê antes das 37 semanas de gestação!
Uma gestação normalmente chega ao término entre 37 e 42 semanas. Quando um bebê nasce com 36 semanas de gestação, já é considerado prematuro.
Quanto mais cedo o bebê nascer, mais específico será os cuidados, tanto dentro da UTI Neonatal, quanto pós alta hospitalar.
Quando um bebê é prematuro?
Prematuros limiares:
Nascidos entre 32 e 36 semanas
Prematuros moderados:
Nascidos entre 29 e 31 semanas
Nascidos abaixo de 28 semanas
Prematuros extremos:
Matérias
MÃES DE GÊMEOS NA UTI
A notícia está dada da tão esperada gravidez! Além da alegria e surpresa de serem múltiplos, expectativa do nascimento, do receio de não dar conta dos cuidados pós-parto e claro, preocupações com a gravidez.
OS CUIDADOS ESPECIAIS COM OS PREMATUROS
Médicos pós alta
Após a alta hospitalar alguns bebês prematuros, nascidos antes das 37 semanas, necessitam de cuidados médicos com atenç ão e apoio diferenciado, pois podem apresentar sequelas, dificuldades ou problemas de saúde.
OS CUIDADOS ESPECIAIS COM OS PREMATUROS
Médicos pós alta
Após a alta hospitalar alguns bebês prematuros, nascidos antes das 37 semanas, necessitam de cuidados médicos com atenç ão e apoio diferenciado, pois podem apresentar sequelas, dificuldades ou problemas de saúde.
PROBLEMAS RELACIONADOS À PREMATURIDADE
A prematuridade é um processo que afeta o desenvolvimento do bebê nascido antes de ter completado 37 semanas de gestação. Isso porque alguns dos órgãos internos do bebê podem não ter se desenvolvido completamente, expondo o bebê à maior risco de sofrer determinadas complicações e problemas ao nascer.
Huggies lança fraldas minúsculas para prematuros!
Muitos bebês que nascem prematuros mal cabem nas fraldas com tamanho de recém nascidos e além de tudo possuem a pele extremamente delicada. Pensando nessa demanda, a Huggies lançou uma fralda mini específica para bebês que pesam menos de 1 quilo.
Huggies lança a linha Littlelinha Little Snugglers Nano Preemie Diapers, com fraldas de tamanho realmente minúsculo e adaptadas à fragilidade dos bebês que acabam chegando antes da hora.
Fontes: Sempre Família e O verso do inverso!
Cartilha de cuidados com o bebê prematuro!
Os bebês prematuros necessitam de cuidados especiais. O prematuro é a criança que nasce antes dos 9 meses, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação . É um bebê biologicamente mais vulnerável do que aquele nascido a termo (com 37 semanas de gestação ou mais), devido à sua imaturidade orgânica, necessitando, muitas vezes, de cuidados especiais. Pensando nisso o Ministério da Saúde disponibilizou a ‘Cartilha de cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família’. Esta cartilha esclarece uma série de dúvidas que envolvem os cuidados com os bebês prematuros nos primeiros dias de vida.
Os temas abordados:
1- Como meu bebê prematuro e eu podemos manter um relacionamento mais afetivo durante a hospitalização?
2- Como eu e meu bebê prematuro poderemos manter um relacionamento mais afetivo quando ele for para casa?
3- Quais cuidados devo ter com o bebê prematuro, quando recebo visitas em casa?
4- O leite materno é importante para o bebê prematuro?
5- Por que o bebê prematuro tem dificuldade de mamar (sugar) no peito?
6- Como devo ajudá-lo a sugar?
7- Com que frequência devo alimentar o bebê prematuro e qual a quantidade adequada?
8- O que fazer para manter meu leite enquanto o bebê não está mamando no peito?
9- Quais os cuidados com o banho do bebê prematuro?
10- O que é importante observar na higiene do bumbum do bebê prematuro?
Para ter acesso à cartilha clique no link abaixo.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Cartilha_cuidados_bebe_premat.pdf
*Tati Souza
Dica de leitura
Sempre indico aqui na página este livro!
Quinhentos Gramas de Vida - A Luta Dos Bebês Prematuros Pela Sobrevivência
Um livro escrito por Thais Lazzeri que retrata com emoção a luta de famílias que tiveram bebês prematuros extremos
Resenha: Acreditar na vida, mesmo quando ela parece quase impossível, é a maior prova de amor que pode existir. Os bebês cujas histórias estão neste livro nasceram no limite da vida, com cerca de quinhentos gramas e pouco mais de vinte semanas de gestação, quando o normal seria quarenta semanas. Os prematuros extremos têm contra eles as piores estatísticas: chances de desenvolver problemas respiratórios, digestivos, neurológicos, entre muitos outros – isso quando conseguem sobreviver dentro da incubadora. Para eles, a vida é mais frágil do que qualquer um pode imaginar. Do lado de fora da incubadora, os pais dessas crianças lutam contra o que está escrito nos livros de medicina. Eles enxergam esperança nos olhos dos filhos. Conseguem ver beleza dentro da pequena caixa de vidro onde seus recém-nascidos estão, cheios de fios e aparelhos. Aprendem a ser felizes ao lado de alguém que não podem tocar. E nos ensinam que acreditar na vida, mesmo quando ela parece quase impossível, é a maior prova de amor que pode existir.
Valor: R$ 24,90
Onde comprar:
> Belas letras: https://belasletras.com.br/produto/quinhentos-gramas-de-vida-a-luta-dos-bebes-prematuros-pela-sobrevivencia/
> Livraria Cultura: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/medicina/puericultura/quinhentos-gramas-de-vida-a-luta-dos-bebes-prematuros-pela-sobrevivencia-15057677
BEBÊS NA INCUBADORA!
A incubadora é um dispositivo especialmente concebido para proporcionar ao recém-nascido as condições ambientais ideais quando tiver dificuldades para se adaptar ao meio externo, sobretudo em relação à temperatura, desempenhando um papel semelhante a um berço de temperatura controlada.
O tempo necessário para a recuperação de um RN é variável, sendo que isso vai depender da velocidade no desenvolvimento de cada um.
Geralmente os bebês com mais de 2 Kg não precisam ficar na incubadora, mas não podemos confiar apenas no peso. Os prematuros podem apresentar dificuldades respiratórias e dificuldades em manter a temperatura que tornam necessária a sua permanência em incubadora por períodos variáveis
Ou seja, o peso não influencia na ida de um bebê à incubadora, tudo depende das condições de saúde de cada bebê. Há bebês que nascem acima de 2,5 kg e vão para a encubadora, assim como há bebês de 1,900 kg que nem necessita da incubadora.
Fontes: MediPedia, Bebe e Cia, Gêmeos e Múltiplos