Gêmeos e Múltiplos
Por Tati Souza
Um portal criado para a maternidade de gêmeos e múltiplos.
Feito com muito carinho para você e sua família! Sejam bem vindos!
Gêmeos
Siameses
Um assunto delicado, que evitei postar aqui, mas que ainda ocorre e deve ser comentado.
Hoje a ocorrência de gêmeos unidos é de um caso para cada 50 mil gestações
ou um caso em cada 40 gestações gemelares monozigóticas. Contudo, como
a maioria ( 60% ) dos gêmeos unidos morre ainda no útero ou ao nascer, a
incidência desses casos é estimada em torno de 1 para cada 250 mil crianças
nascidas vivas.
O termo "siameses" originou-se de uma famosa ocorrência registrada: os gêmeos Chang e Eng, que nasceram em 1811 em Sião (Tailândia), colados pelo ombro. Eles se casaram e tiveram 22 filhos e permaneceram unidos até o fim de seus dias, tendo falecido com um intervalo de 3 horas um do outro.
Os gêmeos siameses, também chamados de gêmeos xifópagos, são gêmeos monozigóticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto. Porém nesse caso, o disco embrionário não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo, ou têm uma parte do corpo comum aos dois. Caso essa divisão ocorrer após o 13º dia, há grande risco de gêmeos conjugados (siameses) O embrião de gêmeos xifópagos é, então, constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco amniótico. Existem poucos casos de siameses triplos, pois são muito raros, segundo os médicos.
Os gêmeos siameses podem ser unidos pelo tronco e cada um tem seus órgãos funcionando corretamente e neste caso uma cirurgia para separá-los está indicada. Quando partilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, a cirurgia não pode ser feita.
Em alguns outros casos, os irmãos gêmeos siameses são colados na cabeça, nas pernas, nos braços ou em vários locais do corpo, partilhando os mesmos órgãos, o que pode ser perigoso. Neste caso, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los pois um deles ou ambos podem vir a morrer durante a cirurgia ou por complicações pós-operatórias.
Os gêmeos siameses são o resultado de uma alteração genética que ocorre logo no início da gravidez, esta alteração pode ser descoberta na primeira ultrassonografia. No caso de uma gravidez assim realizar uma cesárea é imprescindível.
Ter uma gravidez assim, exige um acompanhamento
Fontes: TuaSaúde, Wikipedia, HypeScience, @Professor Interativo, Ciência Hoje