Gêmeos e Múltiplos
Por Tati Souza
Um portal criado para a maternidade de gêmeos e múltiplos.
Feito com muito carinho para você e sua família! Sejam bem vindos!
Tipos de
Gestação Gemelar
Por Tati Souza
O tipo de gestação gemelar é visto logo nas primeiras semanas de gestação através do exame de ultrasson.
Há 3 tipos de gestações ge gêmeos:
- Monocoriônica + monomaniótica = Univitelinos
- Monocoriônica + Diamniótica = Univitelinos
- Dicoriônica + Diamniótica = Bivitelinos
Gêmeos univitelinos (monozigóticos)
gêmeos univitelinos= gêmeos idênticos=gêmeos monozigóticos
Um terço das gestações gemelares são de gêmeos univitelinos.
A gravidez de gêmeos univitelinos é bem comum de acontecer, pois a possibilidade de ter gêmeos idênticos é de 1 em cada 250 gestações. As causas pelas quais 1 óvulo se divide em 2 ainda não estão claras, por isso é impossível afirmar que é hereditário.
Os gêmeos monozigóticos são também chamados de idênticos ou univitelinos. Eles se originam de um único zigoto (célula-ovo), ou seja, um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. A célula –ovo, por um processo, se divide em duas partes iguais, as quais, cada uma originará um bebê.
Do ponto de vista genético, esses gêmeos são idênticos e, obviamente, pertencem sempre ao mesmo sexo. Gêmeos univitelinos nem sempre têm o mesmo genoma (DNA) como mostra novos estudos, pois os genomas humanos estão sujeitos à mudanças, gêmeos ou não.Os gêmeos idênticos compartilharem a mesma placenta (somente de 10% a 15% dos gêmeos idênticos têm placentas separadas), ou seja, eles sempre terão o mesmo tipo de sangue.
Os gêmeos univitelinos não possuem as mesmas impressões digitais, pois possuem diferenças físicas e psíquicas adquiridas em processos distintos de desenvolvimento individual.
GÊMEOS BIVITELINOS
gêmeos bivitelinos= gêmeos não-idênticos=gêmeos fraternos=gêmeos diferentes=gêmeos dizigóticos
Dois terços das gestações gemelares são de gêmeos bivitelinos.
Os gêmeos dizigótico, também chamados bivitelinos, gêmeos não-idênticos, fraternos ou falsos, eles se desenvolvem a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes. É como qualquer outro par de irmãos desenvolvidos em diferentes períodos de gestação. Seria como se a mãe "economizasse" com uma gravidez e dá à luz dois bebês de uma vez só!
Um em cada milhão de gêmeos deste tipo têm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. É possível gêmeos fraternos terem pais diferentes.
Gêmeos bivitelinos só têm uma coisa idêntica: a data do aniversário! Os gêmeos bivitelinos não são necessariamente idênticos, podem simplesmente ser muito parecidos ou ter algumas similaridades, mas na realidade há diferenças muito importantes. Eles compartilham os mesmos genes. Isto faz com que fisicamente sejam quase idênticos o que confunde os pais se seriam univitelinos pela semelhança. E também compartilham até 50% de informação genética, podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo fator sanguíneo. Metade de todos os gêmeos fraternos são pares formados por menino e menina. Um quarto é composto de dois meninos e outro quarto de duas meninas. Diferente dos gêmeos idênticos, estes podem apresentar cerca de 50% de identificação entre os genomas donde são desenvolvidos geralmente por duas bolsas amnióticas e duas placentas.
Os gêmeos bivitelinos ficam em duas bolsas amnióticas, chamado de diamniótica, e duas placentas, (chamado de dicorionica) separadas, mas há casos em que se alojam tão próximo um do outro que as placentas se fundem como se fossem uma só. Desta maneira muitos acabam confundindo e achando que os gêmeos bivitelinos são univitelinos.
Enquanto 1 em cada 80 gestações pode ser de gêmeos fraternos, as mulheres com gêmeos em sua família têm a possibilidade de 1 em cada 60 gestações de ter gêmeos deste tipo. Ao contrário do que se diz, esta probabilidade não "pula" uma geração. Se sua mãe teve gêmeos, você também pode ter. No caso de gêmeos dizigóticos presentes na família do pai, como o homem não pode ovular, a possibilidade de 20% de uma gravidez múltipla será de sua filha.
PLURIVITELINOS = Univitelinos + bivitelinos
gêmeos idênticos=gêmeos monozigóticos +
gêmeos não-idênticos=gêmeos fraternos=gêmeos diferentes=gêmeos dizigóticos
Nesse caso, dois óvulos são fecundados por dois espermatozóides. Um dos embriões é dividido e ambos permanecem juntos em uma placenta formando os gêmeos univitelinos. E o outro embrião fica sozinho em outra placenta, dando origem ao gêmeo bivitelino. A gestação de plurivitelinos ocorre com mais de 3 bebês em uma única gestação.
Trigêmeos trivitelinos: um óvulo foi fecundado por um espermatozóide e houve a divisão em três embriões. Neste caso, os 3 são idênticos e dividem a mesma placenta.