Gêmeos e Múltiplos
Por Tati Souza
Um portal criado para a maternidade de gêmeos e múltiplos.
Feito com muito carinho para você e sua família! Sejam bem vindos!
Histórias
Mundo Gemelar
História dos gêmeos da Tati Souza, que nasceram de 28 semanas e 3 dia pesando 685 gramas e 1325 kg.
Junho.2015
Com 6 semanas, no primeiro ultrason, descobri que estava grávida de gêmeos bivitelinos. Eu estava casada há 5 anos e meio, e receber esta notícia nos deixou muito felizes. Fiquei alguns dias de repouso depois de passar por um descolamento de placenta com 9 semanas. Apesar disso, tive uma gravidez tranquila. Com 15 semanas descobrimos que seria um casal, eu e meu esposo escolhemos os nomes de Giovana e Yago. Fiz o chá dos bebês com 24 semanas e ganhamos muitos presentes que completaram todo o enxoval deles.
Com 26 semanas fui fazer um US de rotina e no US foi constatado que a Giovana estava com restrição de crescimento intra uterino (Giovana com 687g e Yago com 999g). A Dra que fez o US achou prudente internar. Durante a internação descobriram que havia pouco líquido amniótico na placenta onde a Giovana estava, apesar disso, o foco dos médicos seria no fluxo do sangue do corpinho dela. Com o Yago tudo corria bem. A cada dia deles no meu ventre era uma vitória. Com 13 dias de internada, durante o US constataram que a Giovana entrou em sofrimento fetal, o fluxo do sangue dela estava muito baixo, e havia riscos dela vir falecer em meu ventre. Por isso foi solicitado o parto cesárea de urgência. Eu estava de apenas 28 semanas e 3 dias! Apesar de tudo, me mantive calma e com pensamentos e vibrações positivas. E assim em 04 de setembro de 2012 a cegonha atrapalhada fez a sua entrega antes do previsto. O parto prematuro foi um sucesso. Giovana nasceu com 685 gramas e Yago com 1325 kg. Foram direto para a UTI Neonatal para receberem todo o suporte necessário. A Gigi tão frágil e lutadora, respirava tão ofegante. E o Yago apesar de maior, também era todo frágil, todo indefeso. Ali estava duas vidinhas que acabaram de nascer, e já estavam lutando para viver. Foram momentos mais que difíceis para eu e meu esposo. Tínhamos ali duas preciosidades que precisavam muito da gente. Teríamos que ser fortes por eles e para eles.
Giovana ficou 55 dias entubada, precisou de 2 transfusões de sangue, foi operada às urgências devido a hérnia enguinal, teve hemorragia grau I no cérebro, atelectasia em um dos pulmões e retinopatia da prematuridade. Já o Yago ficou 6 dias entubado e canal arterial aberto. Além disso, tiveram refluxos e muitas apnéias. Tudo devido à prematuridade deles. A cada dia de vida deles na UTI era uma evolução, vivendo um dia de cada vez e no tempinho deles. Foram dias que pareciam não terem fim. Yago teve alta com 65 dias e pesando 3015 kg e Giovana teve alta com 98 dias e pesando 2045 kg.
Ser pais de UTI não foi nada fácil. Mas eles nos ensinaram a esperar, a entender, a superar, a persistir, a sermos fortes, a orar e a sorrir enquanto passávamos por dias difíceis.
Giovana e Yago precisavam vir ao mundo bem pequenos para entendermos o tamanho de nossos milagres. Hoje meus bombonzinhos estão com 3 anos e 2 meses e sem sequelas.
Eles são nosso maior orgulho, nosso amor mais puro e sublime, amor mais verdadeiro e belo. E nós só temos de agradecer à Deus, pois nada é impossível aos Olhos de Deus.
Um grande abraço à todas as mamães,
Tati Souza