top of page

PESO DOS GÊMEOS

Por Tati Souza

Seus filhos crescem juntos na barriga! Aí vem a preocupação quanto à diferença de peso entre eles.

Sim isso assusta muitos pais, por mais que a diferença seja mínima.

Sempre ficamos curiosos e preocupados com o tamanho e com o peso dos bebês durante a gestação. Acompanhar o crescimento dos bebês semanalmente e no ritmo certo pode ser um bom tranquilizante para os papais. Apesar de estarem crescendo juntos, bivitelinos ou univitelinos, cada bebê é único, são bebês diferentes, cada um tem seu ritmo e a sua evolução, e se desenvolvem conforme a saúde da mamãe. 

Geralmente os meninos são maiores.

Se a diferença de peso for muita deve-se ser levado à sério sim. O que ocorre é que o médico avalia o peso de cada bebê pela referência do peso para aquela idade gestacional. Ou seja, um pode estar com o peso aproximado do valor referência, já o outro gemelar pode estar com o peso muito baixo em relação à referência. Por exemplo, com 26 semanas, um bebê deve estar pesando em média 1 kg. Se estiver muito fora deste parâmetro, é bom questionar o médico ou refazer o US.

As diferenças de pesos podem estar relacionadas à:

- Diabete gestacional;

- Restrição de crescimento Intra-Uterino;

- Desvio do fluxo sanguíneo;

- Síndrome de transfusão feto-fetal.

Ao lado consta uma tabela referência com o tamanho e peso do feto na gravidez para ajudar as gravidinhas de plantão. 

 

Lembrando que os valores apresentados na tabela abaixo são apenas parâmetros, por isso cabe ao médico que acompanha a gestação saber e esclarecer melhor sobre o crescimento dos bebês.
 

*Por Tati Souza

bottom of page